Arquivo do blog

Postagens populares

sábado, 31 de dezembro de 2011

Inconstância


Inconstância

Uma das mais sérias doenças do caráter é a inconstância. Inconstante é aquela pessoa que começa a fazer alguma coisa e nunca a conclui. Está sempre dando início ao que diz ser um grande projeto, mas logo  o  abandona.  Você certamente já conheceu alguém assim, não conheceu?

Conta-se que um fazendeiro mandou cavar um longo túnel em uma das montanhas existentes em suas terras, por ter descoberto sinais de que ali existia ouro. Após muito trabalho e muito gasto de dinheiro, o fazendeiro desistiu das escavações. Para recuperar o dinheiro empregado nas obras, vendeu a fazenda a outro fazendeiro, seu vizinho. O novo dono deu continuidade ás escavações dentro do túnel: um metro mais adiante encontrou ouro em abundância!Quantos jovens chegam a um metro de distância da vitória, mas desanimam nos estudos ou numa carreira profissional! As instituições que registram patentes de invenções estão entulhadas de trabalhos inacabados. Os que iniciaram esses inventos não tiveram a paciência de dar-lhes os últimos retoques. Se tivessem sido um pouquinho mais perseverantes, mais pacientes... Bastaria terem corrigido uma pequena falha, alterado uma fórmula, trocado uma peça, modificado um detalhe. Somente isto tomaria essas inúteis quase-invenções, em máquinas perfeitas e utilizáveis.

Quando você começar a realizar algo, seja nos estudos, seja no terreno profission4, ou na obra do Senhor, comece com a certeza de que vai concluir o que começou. Não admita, em momento algum, a possibilidade da desistência, do fracasso. Siga em frente com energia e constância. E Deus honrará seus esforços. Hernest Hemingway, escritor norte-americano, deixou aos jovens o seguinte conselho: "Lembre-se sempre de evitar meia medida. Mire aquilo que quer e pegue-o. Jamais desista. Esse é o único modo de ser um vencedor."

 Jamais desista. Não permita que NADA o leve a abandonar aquilo que você começou a fazer. Este é um dos segredos de todos os que têm triunfado na vida. Faça suas estas palavras do Apóstolo Paulo: "Irmãos, não julgo que O haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."F13:13e 14.

Você já imaginou o que teria acontecido a Josué e a Calebe, se eles também se tivessem acovardado como o fizeram os dez outros homens que haviam sido enviados como espias à Terra Prometida? (Nm 13:1-3 e 14:1-35). Não teriam entrado na terra pela qual haviam trabalhado e lutado tanto. Teriam sido contados junto com os outros que, por não terem esperado no propósito para o qual haviam sido tirados do Egito, foram condenados a morrer no deserto.

 Portanto, não basta começar bem; é necessário continuar até o fim. Só os persistentes receberão a coroa. "A coroa   .1 de louros somente coroou frontes feridas" diziam os antigos atletas gregos. Ninguém consegue fazer nada de grande na vida sem concentrar nisto todos os seus recursos, seus esforços persistentes. O escritor francês José de Maistre dizia sempre: "(...) não existem meios fáceis de aprender coisas dificeis; o único método é fechar a porta, avisar que se está ausente e trabalhar."

Outro escritor francês, Victor Hugo, costumava dizer: "A maioria dos jovens está muito mais preparada para um grande esforço  do  que para uma  longa perseverança." Difícil mesmo não é começar bem, e sim continuar bem, renovar a cada dia os bons propósitos. Concentração em um único objetivo, força de vontade, perseverança: é disto que muitos jovens necessitam para vencer na vida.

Eis como um velho professor, em sua palestra de despedida, antes de ir para casa aposentado, aconselhou os seus alunos:

"Moços sejam perseverantes; não desanimem nunca. Um cego que jamais desistisse conseguiria enfiar uma linha no fundo de uma agulha. A dificuldade na vida não está em se fazer um esforço, e sim em se   fazer  esse   mesmo   esforço constantemente. Querer fortemente, querer constantemente, eis a condição fundamental para o sucesso."

Não se esqueça que o esforço enérgico fortalece a vontade. Se você se esforça em aprender algo, em executar determinada tarefa, tomar-se-á cada vez mais decidido e perseverante à medida que for avançando. Só com o esforço e com a constância em tudo o que se faz na vida, é que se adquire valor. Enquanto os preguiçosos e os inconstantes arrastam uma existência marcada por sentimentos mesquinhos de inveja e fracasso, os perseverantes e enérgicos escapam dessa  tenebrosa atmosfera  de derrota, voando nas asas dos grandes ideais.

Seja um deles!

                              Pr. Waldex

2 comentários: