Arquivo do blog

Postagens populares

quarta-feira, 8 de maio de 2013

LIDANDO COM A REJEIÇÃO


terça-feira, 7 de maio de 2013

LIDANDO COM A REJEIÇÃO

A REJEIÇÃO
Muitas vezes vamos lidar com esse sentimento tão difícil de ser encarado e vencido. Poderemos ficar anos e anos sofrendo essa dor se não tomarmos uma posição firme em Cristo. Foi pensando nisso que selecionei os três textos abaixo. Espero que você consiga superar e vencer a rejeição, seja em qual área for que você sinta-se rejeitado (a). E que possamos assim fortalecer a outros que estão sofrendo em nosso derredor. Que não venhamos a perder o sonho de vista por causa da dura rejeição que sentimos, mas que possamos olhar sempre para Ele, o Senhor Jesus, que foi rejeitado tantas vezes, e mesmo assim suportou toda dor e cumpriu fielmente sua obra de redenção em nosso favor.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A REJEIÇÃO
Os filhos de Deus podem ser rejeitados pelos seus amigos e família. A Bíblia diz em Marcos 6:4 “Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa.” A Bíblia diz em Salmos 27:10 “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.” Jesus sabe o que é a dor da rejeição. A Bíblia diz em Lucas 13:34 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!” Jesus foi desprezado e rejeitado pelos homens - Ele sabe o que é a rejeição. A Bíblia diz em Isaías 53:3 “Era desprezado, e rejeitado dos homens; Homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de Quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum.” Nós rejeitamos a Deus quando recusamos a Sua oferta de salvação. A Bíblia diz em Mateus 21:42 “Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?” Qualquer pessoa que rejeita a Deus é um tolo. A Bíblia diz em Salmos 14:1 “Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem.”

http://www.jesusvoltara.com.br/info/rejeicao.htm.

LIDANDO COM A REJEIÇÃO
A maioria de nós não lidamos bem com rejeição. Enquanto a seguinte história tem um toque de humor, no fundo sentimos a intensa dor de sermos rejeitados num momento vulnerável.

Conta-se que um soldado estava servindo longe do seu lar. Ele ficou arrasado quando sua namorada escreveu e acabou com seu noivado. Ela até pediu de volta sua foto. Ele foi para seus amigos e pediu todas as fotos de mulheres que eles não queriam mais, e as enviou para sua ex-noiva com o seguinte recado: “Eu lamento que não consigo lembrar qual era você… Por favor, tome sua foto e devolva as outras.”

Como é que você lida com rejeição? Não é fácil, especialmente naqueles momentos quando somos mais vulneráveis. Não é algo prazeroso, mas todos nós passamos por isso… Rejeição por um querido, por um chefe, ou talvez a mais difícil de aceitar é a rejeição que vem de amigos e família, em conseqüência de estarmos vivendo a vida Cristã. Queremos ser aceitos, queremos pertencer, queremos sentir que fazemos “parte da turma”. Mas, às vezes, nossa decisão de viver uma vida como Deus quer, num mundo que não quer Deus, não será valorizada e seremos rejeitados – às vezes por aqueles que mais amamos. Note o que o apóstolo Pedro disse “Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam.” (1 Pedro 4:4 NVI). A mensagem ao longo de 1 Pedro é que não devemos ficar surpresos com esta rejeição (1 Pedro 4:12), e que não podemos deixar com que isso nos desanime de viver vidas santas (1 Pedro 1:15). Ao contrário, devemos buscar força, amor e apoio na nossa família Cristã, abrindo com carinho nossas vidas uns para com os outros.

“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.” (1 Pedro 4:8-9 NVI).

http://www.iluminalma.com.br/vec/0611/30-rejeicao.html.
ENFRENTANDO A REJEIÇÃO
Quando sentimos o "frio" de uma rejeição - seja através da traição de um amigo, de um mal causado por alguém da família, da infidelidade do cônjuge, etc. - pensamos se alguém algum dia vai nos amar novamente. Tentando encontrar algum sentido no meio da nossa dor, podemos responder à rejeição de maneiras destrutivas:

- Achar que a culpa é nossa - "O que será que eu tenho de errado que faz com que as pessoas se afastem de mim? Será que causo tanta repulsa a ponto de ninguém conseguir me amar?"

- Jogar a culpa nos outros - Assim, os vemos como seres malévolos responsáveis pelo fracasso do relacionamento. "A culpa é só deles".

- Culpar Deus pela nossa dor - Pensamos que se Ele está no controle de nossas vidas e nos ama, então, Ele deveria nos proteger de experiências como estas.

No princípio jogar a culpa em Deus, nos outros e sobre nós mesmos parece funcionar bem, pois nos ajuda a explicar a razão da nossa dor e nos mantém aparentemente no controle da situação. Mas nenhuma destas maneiras destrutivas de enfrentar a rejeição são respostas verdadeiras. O que realmente precisamos é nos achegar a Deus, que "está perto dos que sofrem e salva os de espírito abatido". Somente assim começaremos o processo de "luto" pela perda de um relacionamento. O sofrimento é importante porque nos faz pedir a ajuda de Deus, e nos abre para a cura que Ele quer promover em nossas vidas. Pode não parecer assim no início, mas a cura começa quando enfrentamos e aceitamos a tristeza e a decepção. O processo de crescimento é difícil; respostas destrutivas à dor da rejeição podem nos tirar a alegria, a paz e o amor. Mas, se ao contrário, respondermos de maneira saudável, sofrendo e pedindo a ajuda de Deus, teremos nosso caráter fortalecido, nossa fé aprofundada e permitiremos que Deus mude e cure nossos corações. Nós podemos aprender a nos agarrarmos à realidade e à esperança de que Deus nos ouve e que finalmente nos livrará, mesmo no meio de uma rejeição muito doída.

Leia Salmos 34: 15-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário