Arquivo do blog

Postagens populares

sábado, 31 de dezembro de 2011

Com os pés quebrados em Lo-Debar


    Com os pés quebrados em Lo-Debar


Existem na Palavra de Deus, inúmeros testemunhos, exemplos e lições de pessoas e fatos que servem hoje para a edificação da vida e elevação da alma. Podemos ver em meio a lei a manifestação da graça de Deus no antigo testamento. Davi, que agora reinava no lugar do Rei Saul, em um dia em que pensava nas coisas do reino e de sua vida, teve uma idéia: Vou procurar saber se após tantos anos e acontecimentos, ainda há alguém da casa de Jonatas meu amigo, e, usarei de beneficência com ele. Então lhe disse um de seus vassalos. Existi um homem, nos arrabaldes do reino, chamado Ziba, que conhece um rapaz que é descendente direto de Jonatas, (II Samuel 9 . 1-13).

Mandou chamar Ziba o homem que segundo o seu vassalo sabia quem era descendente de Jonatas, filho do rei Saul. E disse-lhe o rei Davi: Ziba, quem és tu? Teu servo. Oh! Rei – (2 Sm 9.1-13).

Mentira de Ziba, ele apenas morava no reino de Davi, pois tinha sido na realidade, servo de Saul, um dos que sobraram do reino passado, e vivia Ziba, às escondidas no reino de Davi, e segundo a tradição daquela época, todos os que fossem do reino de reis que já tinham sido vencidos, devia morrer igualmente ao senhor a quem serviam, para que deles não existissem, nem restasse vestígio. Ziba temendo por sua vida mentiu de imediato dizendo-se servo do rei Davi. Quantos não mentem hoje dizendo ser o que não são, apenas pensando em salvar a sua vida, salvar o seu bem estar conseguindo à custa do bem estar de outras pessoas, mesmo que isto custe à derrota do que estiver ao seu lado, não importam, mas fazem. Continuou Ziba, relatando ao rei. Ele chama Mefibosete, esta na casa de Maquir, que é filho de Amiel, mas tenho que lhe avisar algumas coisas a respeito de Mefibosete, meu rei! Maquir é pobre miserável, mendigo, e Mefibosete mora de favor na casa do mendigo Maquir, é mendigo duas vezes, e é lá em Lo-Debar, lugar desgraçado e sequíssimo, mora, e ainda é ele aleijado dos dois pés, nem precisa o rei, meu senhor se preocupar com ele, porque ele não oferece perigo algum ao meu senhor e nem ao seu reino.

Quantas maldades foram lançadas para a vida de Mefibosete em um só instante de conversa. 1 - A casa que Mefibosete mora é de um mendigo (seu senhorio não tem valor). 2 - Ele mora de favor. 3 - É mendigo duas vezes. 4 - Mora lá em Lo-Debar, que é uma terra sequíssima, terra miserável, terra desgraçada, terra que ninguém quer ir lá. 5 - É aleijado, não poderá estar com o rei à mesa, porque não é permitido aos deficientes físicos (aleijados) estarem junto com os que não possuem deficiências físicas. 6 - É um cachorro morto rei, e cachorro morto não se chuta, pois não oferece perigo algum.

Pode até ser que você está em Lo-debar neste momento, talvez passe pelas mesmas situações que Mefibosete. More de favor na casa de alguém que não possua condições nem para si mesmo, ou ainda, esteja você com os pés quebrados no sentido figurado da palavra, talvez ainda, para muitos, você não ofereça perigo, porque a sua situação já te fragilizou de muitas maneiras, falta-lhe as forças para caminhar, você reconhece que está chegando ao fim do túnel, porque em Lo-Debar da sua vida, tudo é miserável, sequíssimo, nada pode nascer para reanimar os seus dias, e vitalizar a sua vida, porém se tiver fé e vontade, você sai de Lo-Debar.

O rei Davi chamou os seus vassalos fiéis, homens de grande força e confiança e ordenou-lhes dizendo: Ide a Lo-Debar, e de lá arranquem, tomem a qualquer custo e preço o filho de meu mui fiel e amigo Jonatas, que em minha mocidade comigo viveu e comigo jurou fidelidade. Não foi diferente com as nossas vidas, tínhamos os pés quebrados e morávamos em Lo-debar, e Ziba (o inimigo de nossas almas), não queria a qualquer custo que saíssemos de Lo-debar para gozar uma vida abundante e vida de paz e próspera na presença do nosso Rei nosso DEUS, pai de nosso Senhor e Salvador, JESUS CRISTO. E o que fez DEUS, chamou o seu filho, príncipe dos céus e disse: Vá depressa, tome resgate por meio de sangue vertido no calvário no monte Caveira (Gólgota) os meus filhos (benfeitorias de suas mãos) que estão em Lo-debar, terra sequíssima. E vindo o nosso Senhor JESUS CRISTO, fez-se homem, habitou entre nós {João 1:14}, cresceu entre nós, colocou-se a disposição do calvário por nós, pagou com sangue os nossos pecados no madeiro de horror, foi pregado, transpassado e morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, e ascendeu aos céus, e foi-nos preparar lugar nas mansões celestiais, para que onde Ele estiver, estejamos nós também. (João 14:3).

A conclusão desta matéria ficará na responsabilidade daquele que a ler e aceitar a nosso Senhor e Salvador, JESUS CRISTO, como o seu único e suficiente Salvador, verifique o que Davi rei em Israel fez para com Mefibosete e os seus, a mesma coisa dará e fará DEUS, pai de nosso Senhor e Salvador, JESUS CRISTO para os que a Ele se entregarem e Nele, DEUS, confiarem.



E A Bíblia diz: “Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto de contínuo comia à mesa do rei; e era coxo de ambos os pés” (2 Sm 9: 13).

Que o Senhor te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário