Arquivo do blog

Postagens populares

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como Orar a Jesus

Criado por Traduções wikiHow
   
Orar a Jesus




Este artigo é um guia cristão para ensiná-lo a orar a Deus da forma correta. A oração é essencial para os cristãos, e ela pode ser feita todos os dias - mesmo que seja apenas para agradecer a Deus e expressar sua gratidão. Se você está começando no cristianismo, este artigo lhe será de muita ajuda. Lembre-se: Deus ama você e ama ouvir o que você tem a dizer.
 Passo
  1. Aja de acordo com sua fé. Assim, você poderá crer mesmo se não for capaz de entender que Deus é o criador do universo, é o seu Pai Celestial e é uma parte muito importante de seu dia-a-dia. É essencial que você desenvolva o hábito de orar regularmente para que se encha do Espírito Santo.
     
  2. Você pode começar uma oração dizendo “Querido Deus”, “Querido Senhor” ou “Pai Celestial”. A partir daí, comece a agradecer e a glorificar o Senhor por todas as coisas boas da sua vida. Seja específico.
  3. Exemplo: “Querido Deus, eu Te agradeço por minha família; Te agradeço pela melhora do meu pai, que poderá sair do hospital em breve, e Te agradeço por ter me ajudado a entrar para o time de vôlei do colégio."
  4. Diga qualquer coisa que seja apropriada para você e para a sua situação atual. Não é preciso usar determinadas palavras ou orações específicas. Você pode agradecê-Lo, pode fazer pedidos, mas você não precisa fazer isso com palavras pré-determinadas! Fale de uma forma que possa expressar o seu louvor, as suas necessidades, os seus desejos e, por fim, peça que a vontade de Deus seja feita.
  5. Peça perdão a Deus por seus pecados, mas primeiro perdoe os de seus próximos. Deixar de perdoar os seus próximos poderá fazer com que o Senhor não atenda aos seus pedidos por perdão. Primeiramente, pergunte a si mesmo: “Será que eu tenho algo guardado contra outra pessoa que eu ainda preciso resolver?" Conserte isso e confesse a sua ação errada. Pergunte a si mesmo mais uma vez: “Será que eu fui malvado com alguém, menti, traí, roubei ou desobedeci meus pais?” Peça perdão a Deus por qualquer coisa errada que você tenha feito nesse dia.
  6. Enumere os pecados que você sabe que cometeu e depois peça perdão a Deus por aqueles que você esqueceu ou omitiu. Peça também a Ele que lhe mostre seus pecados.
  7. Diga a Deus o quanto você O ama e adora. Se você tornou-se cristão recentemente, poderá sentir uma certa dificuldade e levar algum tempo para conseguir fazer isso. Não há problema algum em se sentir inseguro nesta parte da oração. Você pode experimentar cantar hinos de louvor. Agradeça a Ele todos os dias por ter salvado uma pessoa indigna como você. Agradeça a Ele pela cruz, agradeça a Ele por ter enviado Cristo para morrer pelo perdão dos nossos pecados.
    Peça que Deus lhe ajude nas coisas que não estão correndo bem em sua vida. Lembre-se que orar por notas melhores, por dinheiro e por outras coisas desnecessárias é uma atitude egoísta. Você pode conseguir boas notas se auto-motivando e sendo um aluno aplicado.
  1. 7
    Peça que Ele lhe dê orientação e proteção no decorrer do dia. Agradeça a Ele por mais um dia de vida. Com o tempo, você começará a perceber as bênçãos dEle em sua vida, como, por exemplo, quando Ele lhe dá mais paciência ou supre suas necessidades diárias.
  2. Peça a Ele sabedoria e discernimento. A Bíblia diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tiago 1:5-8). Se você não entende a palavra de Deus, o Espírito Santo irá ajudá-lo. Leia a Bíblia de acordo com o seu contexto; lembre-se que a sua própria interpretação pessoal não tem valor algum. O que importa é apenas o que o autor quis dizer naquela passagem.
  3. Você pode concluir as suas orações dizendo: “Obrigado, Senhor. Em nome de Jesus Cristo, Amém”, “Em nome de Jesus, Amém”, “Obrigado” ou qualquer outra forma que você queira utilizar. Ele ouvirá suas orações, independente de se você as terminou ou não. Ou seja: ore sem cessar. Tenha um espírito de oração.
  4. Deus quer que você saiba que pode falar com Ele da mesma forma como pode falar com o seu pai terreno. É fácil falar com o Senhor. Ele é o Senhor Supremo e o criador de todas as coisas, mas Ele continua sendo o seu Pai Celestial. “Ele é o que é”! Moisés disse: “O Eu Sou o Que Sou enviou-me aqui”.
    • Você e os seus amigos poderão falar de Cristo e do Pai aos céticos para provar-lhes que Deus é real, através do Espírito Santo. Vocês mesmos poderão espalhar a mensagem do perdão em Cristo e pregar a justificação perante Deus pela graça, mediante a fé, e não por meio de obras. “Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)
    • Acima de tudo, lembre-se que a vontade de Deus será feita. Aja como um servo e queira que a vontade de Deus seja feita, e não a sua. Ele não é um “gênio em uma garrafa”.

  5. 11
    Ore seguindo estes passos: Adoração, Confissão, Agradecimento e Súplica. Fale com Ele, diga a Ele o quanto você O ama, confesse os seus pecados, agradeça a Ele por tudo que Ele tem feito por você e ore pelas necessidades dos outros.
     Dicas
  • Orar em um lugar quieto irá ajudá-lo a não se distrair, mas você pode orar em qualquer lugar e a qualquer momento.
  • Não é necessário fechar os seus olhos e ficar de joelhos. Tente apenas se livrar das distrações para que você possa dedicar toda sua atenção a Deus.
  • Se você tem sonhos ruins ou insônia, faça uma oração de agradecimento, peça a Deus para fazer chover bênçãos sobre as outras pessoas e – ao invés de implorar por sonhos bons e boas noites de sono – peça coisas positivas. Creia nas suas orações e tenha fé de que tudo vai melhorar.
  • Ore sempre pedindo que a vontade de Deus seja feita. Em momentos de aflição, agradeça a Deus por lhe tirar o seu sofrimento.
  • Ponha a sua fé em prática para esperar que Deus abençoe aqueles que você pediu. Dê louvores a Ele antes mesmo que ele responda as suas orações, como: “Eu Te louvo e Te agradeço por suprir todas as minhas necessidades de saúde e financeiras, e eu sei que todas as coisas boas vêm de Ti, Senhor”.
  • Não use muitas repetições; seja simples e vá direto ao ponto, como a Bíblia diz:
    • “Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco. Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.” (Eclesiastes 5:2-3)
Avisos
  • Não implore. Tenha fé: agradeça a Deus e peça a ele que abençoe as outras pessoas.
  • Livre-se da amargura e do medo para obter esperança!
  • Deus age de formas misteriosas que você pode não entender. Ele sempre ouvirá a sua oração, mas Jesus disse: “Não tentarás o Senhor teu Deus.” Não provoque ou atormente o Senhor.
  • Deus sempre responderá as suas orações. No entanto, a resposta não será sempre um “sim”; às vezes será “não”, às vezes será “espere”. Não desista de orar ou de crer em Deus apenas por ele não lhe deu imediatamente aquilo que você queria.
  • Ore sempre com o seu coração, com a sua alma e com cada fibra de seu ser.
  • “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tiago 1:2-8)

Materiais Necessários

  • Tenha consigo a Bíblia Sagrada para poder consultar as orações que Jesus ensinou e os ensinamentos, as instruções e as advertências que Deus nos trouxe através dos autores da Bíblia. Você pode perguntar a um pastor confiável sobre quaisquer outros livros que possam lhe ajudar na sua vida de oração.
  • “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:14-16)
  • Se você for católico ou ortodoxo, poderá levar consigo um rosário para rezar a Cristo por meio dele, de uma maneira tradicional.
  • Protestantes podem orar de maneira informal e devem evitar fazer repetições vãs a Jesus Cristo, pois ele é um amigo amoroso que sempre se importa com você e é, de acordo com a palavra de Deus, “mais chegado que um irmão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário