Arquivo do blog

Postagens populares

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Aliança de Deus com Noé

tecnologia


 

 
-Tema: ALIANÇA COM DEUS
Gênesis 9.8-16
-Introdução: Deus havia se arrependido de ter criado a raça humana (Gn 6.3-6) e resolveu destruir tudo o que fez. Mas ao ver a fidelidade de Noé (Gn 6.9) resolveu fazer com ele uma aliança (Gn 6.18) para através de sua vida e da preservação de espécies restaurando toda sua criação. Este foi um plano salvador de Deus para a humanidade cheia de pecado.
O dilúvio aconteceu e Deus salvou aqueles animais e a família de Noé, apenas oito pessoas, formando 4 casais que seriam uma família fiel a Deus.
Quando saíram da arca, Noé fez um altar e ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gn 8.20) que aceitou sua oferta e marcou sua aliança com todo o universo (Gn 8.21), com os animais (Gn 9.2,3 e 10), com a humanidade (Gn 9.11) e com a família de Noé (Gn 9.1).
Aliança é um pacto, um acordo ou trato, a diferença é que não tem prazo de vencimento a menos uma das partes quebre o contrato. Toda aliança apresenta o contrato com as partes, tem bênçãos pela obediência, maldições da desobediência, exige sacrifício de sangue (Gn 9.5)e tem um sinal visível para servir de memorial (Gn 9.12-16).
Como Deus estabelece sua Aliança?
Lembrando sempre que estamos na Nova Aliança, vamos aprender a partir da aliança de Deus com Noé, como é a aliança de Deus conosco -->
1- Aliança de paz: v.11
Deus promete proteger a terra para que não mais fosse totalmente destruída. Também estabelece leis de paz (Gn 9.6) para que os homens não se matem entre si. Também garante o equilíbrio da natureza entre dia e noite, sol e chuva, frio e calor (Gn 8.21) para manter a paz na terra.
Deus proveu alimento para a família de Noé (v.3) que antes comia apenas ervas e frutos, agora poderia comer também a carne de animais com restrição de comer o sangue (v.3).
Deus mandou a família de Noé se multiplicar e crescer para povoar a terra prometendo lhes proteger (v.7).
A aliança de paz do Senhor é para nos proteger e sustentar. Ele cuida de nossas vidas e nos provê o que precisamos para viver.
Deus quer fazer uma aliança de Paz com você!
                        
2- Aliança Eterna: v.12
Deus deixa claro que a aliança é eterna (v.12) e perpétua (v.16).
A aliança de Deus sempre é eterna, não tem prazo de vencimento como os contratos humanos. Deus nunca rompeu seu acordo conosco. O homem é que abandona o Senhor e invalida sua aliança. Por isso as alianças além de ter bênçãos prometidas têm também maldições conseqüentes da desobediência.
Deus garante que a Aliança seria eterna e que se lembraria (v.15,16) de cumprir sua promessa sobre toda a terra.
Nesta aliança eterna sabemos que é o homem que abandona a Deus e não o contrário.
Nunca deixe o Senhor! Ele nunca te abandonará!

3- Aliança visível: v.13
Sempre após uma tempestade vem um arco-íris como símbolo de vida e paz.
O arco de Deus é o sinal da Aliança posto nos céus para que todos vessem. Deus tem prazer em nos assumir publicamente por que nos ama. Do mesmo modo devemos assumir a aliança que temos com Ele publicamente para que todos saibam.
Jesus disse que “qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9.26) então devemos ser como o apóstolo Paulo que falou: “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).
O propósito de um sinal visível é que nos lembremos e todos saibam da Aliança. Por isso na Nova aliança temos a Santa Ceia e o Batismo como sinais visíveis e públicos dos que fazem parte desta Aliança (Mateus 26.28).
Jesus não teve vergonha de carregar a cruz para nos salvar. Não tenha vergonha de assumir sua Aliança com Deus!
Deus quer ter uma aliança visível com você!

Deus quer fazer uma aliança com você!
-CONCLUSÃO:
Aquele dia em que apareceu o Arco-íris foi o dia mais lindo do Antigo Testamento, quando Deus estabeleceu sua primeira aliança com a humanidade e com a terra.
Já no Novo Testamento o dia mais lindo foi quando aquela pedra do sepulcro se abriu e a vitória de Cristo foi triunfante marcando a Nova Aliança que jamais poderá ser anulada por que foi feita com o sangue do Cordeiro de Deus.
Hoje a beleza desse dia se repete a cada vez que alguém se arrepende de seus pecados e faz uma Aliança com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário