terça-feira, 26 de março de 2013
Surgiu na
Inglaterra, com o propósito
de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de
domingo. Atualmente, esta atividade envolve os membros da congregação, em todas
as faixas etárias e acontece em horário diverso ao serviço religioso. No Brasil,
a maioria das comunidades adota a EBD matinal e os serviços religiosos
vespertinos, mas algumas realizam a EBD horas antes do início dos cultos. Em
países como EUA e na Inglaterra, todas as
atividades dominicais acontecem durante a manhã.
Robert Raikes
Robert Raikes ,
filho de Robert e Mary Raikes, foi quem originou o Movimento de Escola
Dominical. Anglicano, Raikes foi batizado
na infância na Igreja (Anglicana) de Santa Maria da Cripta e educado na Escola
da Cripta, ambos na Rua Southgate, em Gloucester, e, mais tarde, na Escola dos
Reis. Tornou-se aprendiz de Jornalismo com seu pai, dono
do Diário de Gloucester. Quando seu pai faleceu, em 1757, Raikes assumiu a
editoria do jornal, aumentando o tamanho do jornal e melhorando o
layout.
Raikes se
interessava pela reforma prisional inglesa, por causas das condições terríveis a
que os presos eram submetidos. Certo dia, procurando um jardineiro na Rua Saint
Catherine, no bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças
maltrapilhas brincando na rua. A esposa do jardineiro disse, então, que aos
domingos a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de
segunda a sábado, durante horas muito longas, ficavam desocupadas nesse dia,
quase abandonadas, passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda
espécie de vícios. Elas extravasavam toda sorte de violência nesse dia. Essas
crianças, constatou Raikes, estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a
ver o destino de muitas delas, ao visitar as prisões de Gloucester.
Raikes resolveu
estabelecer uma escola gratuita para esses
meninos de rua. Então, Raikes contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro
para lecionar, recebendo um xelim e seis pence, cada uma. Com a ajuda do Rev.
Thomas Stock, Ministro Anglicano, Raikes pôde logo associar cem crianças, de
seis aos doze ou quatorze anos, nestas escolas dominicais. A primeira foi
instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal não era ensinar a
Bíblia, mas alfabetizar os
alunos e ministrar aulas de religião com o propósito
de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando
os ensinamentos bíblicos.
Assim, a Escola
Dominical nasceu como um instituto bíblico infantil, operando de forma
independente das igrejas, alfabetizando e ensinando Bíblia às crianças carentes.
Algumas crianças, a princípio, relutaram em vir para as escolas porque as suas
roupas estavam tão rotas, mas Raikes providenciou tudo de que eles precisavam,
inclusive banho e cabelos penteados.
As aulas
começavam às 10 horas da manhã e iam até as duas da tarde, com lições de
matemática, história e inglês, com um intervalo de uma hora para o almoço. Eles
eram levados então à igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 h.
Recebiam pequenas recompensas, como livros, canetas, jogos, aqueles que tivessem
dominado a lição ou aqueles cujo comportamento tivessem mostrado uma melhoria
notável. Entrementes, recebiam castigo corporal aqueles de mau comportamento,
como era do costume pedagógico da
época.
Depois de um
período experimental, Raikes divulgou suas ideia e os resultados em seu jornal,
no dia 3 de Novembro de 1783, data em que se comemora, na Grã-Bretanha, o dia da
Fundação da Escola Dominical. Esta experiência foi transcrita em outros jornais.
Líderes religiosos tomaram conhecimento do movimento que se
espalhava.
Em 1784, eram 250
mil alunos matriculados. A taxa de criminalidade de
Gloucester caiu, com o advento das escolas dominicais de Raikes, de forma que em
1792 não houve um só caso julgado pela comarca de Gloucester.
John
Wesley
John
Wesley (1703-1791) também foi uma grande força por detrás da propagação do
Movimento de Escola Dominical. Ele chegou a dizer que “encontro estas escolas
aonde quer que eu vá”. Essa declaração foi publicada no Diário de Gloucester em
julho de 1784. A Igreja Metodista da Inglaterra,
fundada após sua morte, deve muito de seu fenomenal crescimento às Escolas
Dominicais das Sociedades Metodistas da Igreja da
Inglaterra, estabelecidas por Wesley, entre outros, na Inglaterra e nos Estados
Unidos.
A Escola Dominical no Brasil
A Igreja Metodista trouxe
a Escola Dominical para o Brasil. Em 1836, o Rev. Justin Spaulding organizou no
Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com cerca de 40 pessoas e em
junho abriu uma Escola Dominical com trinta alunos, dos quais alguns eram
brasileiros, ensinados na sua própria língua.
Mas o espírito de
Raikes, em criar um “instituto bíblico infantil”, somente surgiu dezenove anos
mais tarde, através do casal de missionários escoceses independentes, Robert e Sarah Kalley. Eles
são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855,
na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de
Janeiro, eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical
em terras brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças
assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e
alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical
deu origem à Igreja
Evangélica Fluminense, marco da Igrejas
Evangélicas Congregacionais no Brasil.
Hoje, no local
onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um
colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu - segundo informações da Igreja
Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra
este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa
terra.
http://adalferescosta7.blogspot.com.br/2013/04/a-familia-no-plano-de-deus.html
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