confrajovem 2
O vídeo “Faça Guerra“ do pregador John Piper dá início a primeira noite do Confrajovem 2013. Na sequência, a voz de comando de um dos integrantes do grupo de dança da Igreja Batista da Lagoinha ordena que é hora de marchar. Os movimentos precisos e intensos do grupo mostram que chegou o tempo de lutar contra o pecado. No mesmo ritmo, o grupo Elemento 22 assume o púlpito da Lagoinha.
“Eu sou livre para viver por Ti”, cantava com voz de trovão a multidão de jovens o refrão da música “Eu sou livre” do cantor David Quinlan. Outras canções como “Diante de Ti”, do grupo Quatro por Um foram cantadas em adoração ao Senhor. Depois de exaltar a Deus, o pastor líder da Mocidade, Lúcio Barreto contou aos participantes que o Confra é a realização de um sonho.
Pastor Lucinho iniciou sua pregação com a referência escrita em Lucas 1.80. O pastor pediu que a igreja repetisse a frase “treinamento duro, combate fácil” e vice-versa. Lucinho continuou a pregação falando sobre João Batista. Ele explicou que João Batista era separado pela forma como vivia e agia. Informou que ele denunciava o pecado de todos, inclusive das autoridades.
“Hoje ficamos pisando em ovos, enquanto João Batista nem “rasgava” para apontar os erros”, disse Lucinho. O pregador explicou que o resultado de uma vida “louca” é o treinamento. “De tudo que João foi e fez na terra, foi o treinamento que ele teve”, explicou.
Quatro segredos para o treinamento de João Batista
confra5
Na sequência, Lucinho leu “e o menino crescia…”(Lc 1.80). O pregador explicou que ser ”menino na fé” não é o problema, mas permanecer como “criança na fé”. O primeiro segredo é que ele era menino. Deus muita vezes não pode usar as pessoas, porque elas não tem maturidade suficiente para trabalhar na obra de Deus. “O que Deus não gosta não é da sua roupa ou do seu cabelo, mas do seu gênio. É isso que precisa ser mudado”, enfatiza Lucinho.
A noite continuou com a leitura do trecho  “ele crescia e fortalecia” (Lc 1.80). A importância da expansão interna, antes da externa foi apontada como o segundo segredo.  Foi ensinado o valor de se crescer primeiramente para depois exercer o ministério. Ler a Bíblia e orar foram apontados como ingredientes essenciais para o crescimento interno. “Tem gente que está lá em cima e depois está lá em baixo, porque não tem estrutura. Deixe Deus te fazer crescer primeiro”,  explica o preletor.
“…vivia no deserto…” (Lc 1.80) é lido como referência para o terceiro segredo.  Lucinho explicou que passar no deserto não é sinônimo de problema, mas de treinamento.  O deserto nos põe a sós com Deus, ensina.  Ficar sozinho faz parte da caminhada com Deus foi explicado durante a pregação. O deserto é lugar que ensina a suportar qualquer circunstancia. Para finalizar o terceiro tópico, Lucinho ensinou que é no deserto que se encontra com Jesus.
Para finalizar os quatro segredos, o pastor concluiu com o final do versículo “mostrar-se a Israel” (Lc 1.80) apontando como “aparecer publicamente”. “A nossa passagem nesta Terra tem que marcar o mundo, ainda que seja de forma não aparente”, disse.
A final da Palavra, a pastora Priscila Guerra da Mocidade, ajoelhou-se no altar para pedir perdão como Igreja pelos pecados. Choro e lágrimas de arrependimento tomaram o espaço da Lagoinha.
Adoração com Thalles Roberto
Com muita emoção, Thalles Roberto foi recebido ao altar. Ao invés do som agitado, como muitos esperavam, Thalles começou falando baixinho sobre as lutas e as dificuldades que têm enfrentado no ministério. “Minha esposa, meu filho e eu sabemos como é difícil levar o evangelho a sério, mas Jesus disse ao meu coração que  Ele também passou por rejeições, mas não perdeu o foco do ministério e eu também não vou perder”, contou.  Todos os presentes aplaudiram a fala.
A música “Filho meu” do quarto  álbum foi cantada em seguida com muito entusiasmo. O culto prosseguia e jovens pulam e dançam cantando o refrão “ô meu irmãozinho, Jesus ama você”.  “Deus da minha vida fica comigo”,  cantava milhares de pessoas na primeira noite do ConfraJovem. “Quando estava para largar meu emprego para cantar para Jesus, o diabo me dizia que não daria certo, então cantava para o Senhor ‘Deus da minha vida fica comigo,  sou a sua casa mora em mim”, contou Thalles.
As músicas “Arde outra vez”, “Cheio do Espírito Santo” fizeram parte do louvor da noite. A noite foi finalizada com muita unção enquanto os participantes adoraram o Senhor cantando “Eu escolho Deus, eu escolho ser amigo de Deus”.
:: Érica Fernandes