Arquivo do blog

Postagens populares

terça-feira, 29 de abril de 2014

A CONTA BANCÁRIA DA ALMA


Qual é o teu saldo?
"Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal."
(Jó: 1. 6-8)

1° O SER HUMANO, JÓ.
Jó era o que era - proeminente no relacionamento com Deus, e nas existenciais ESTRUTURAS:
A. espiritual - Jó - Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal." (Jó: 1. 1)
B. emocional - Jó era estruturado na saúde psiquica (equilíbrio) emocional. Cujo os efeitos positivos o ladeavam, e, eram visto através da relação familiar e espiritual (na relação com Deus) - Senão vejamos: "E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente." (Jó: 1. 5)
C. social e financeira (socioeconomica) - Jó era um homem diferenciado (social e economicamente) porque Deus o tornou assim, (graça = favor imerecido). Vejamos: "Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente." (Jó: 1. 3)
2° EU EXISTENCIAL - IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
A. Jó era um 'Eu sou' tudo o que sou; por ser filho do Eu Sou o que Sou (e isso não é demerito humano, e sim, benevolência divida).
Notemos: O homem foi feito, imagem e semelhança de Deus. (Dominio/autoridade/poder) - Gênesis: 1. 26. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra."

B. Alvo da Graça e Benevolência de Deus -
João: 3. 27 - "O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu." Aplicabilidade: Jó era o que era, porque Deus o fez ser!
2° RELAÇÃO ESPIRITUAL E HUMANA.
Somos conhecidos (notados e observados) por Deus e os homens, o Céu e o 'inferno'.
Senão vejamos - Jó: 1. 6-7 - "Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor (vida e relacionamento, trajetória existencial de construção e estruturações com/em Deus), veio também Satanás entre eles. (o inimigo e antagonista da humanidade, existencialmente observa, permea, trama e investi negativamente contra os filhos de Deus, desde o primeiro homem) O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela."

Observação e aplicabilidade:
Deus, "os homens, parcialmente", o Céu e o 'inferno' sabem quem É quem. E isto, se dá em todos os contextos e âmbitos da existência de um individuo.
3° DEUS CONTABILIZA O SALDO DA CONTA BANCÁRIA - da ALMA.
A. Envolto por todos os aspectos de estruturação do Ser, Ter e Viver - (Deus enxerga um todo, existencial, (de dentro pra fora) partindo do - SER).
Senão vejamos: Jó: 1. 8 - "Disse o Senhor a Satanás: Notaste (conhecimento consciente do ser) porventura o meu servo Jó (propriedade de Deus), que ninguém há na terra semelhante a ele (diferenciado na relação com Deus e vida ultra/social), homem íntegro (relação com Deus) e reto (relações humanas), que teme a Deus e se desvia do mal."
4° O Antagonista da humanidade e dos filhos de Deus, os vislumbra.
A. Exterioridades - visão de fora (prospecções humanas / no caso deste diabolicas - concepção estruturada, no - TER)
Senão vejamos: Jó: 1. 9-12 - "Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? (CALÚNIA - falso testemunho do outrem, concepção erronea de alguém, intra-construção destrutiva do mesmo.
Obs.; Uma das características de satanás - é a calúnia, a inverdade, a difamação, destruição e desconstrução do Ser. Haja visto que o mesmo, é o pai da mentira. (João: 10. 10 - "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu (JESUS CRISTO) vim para que tenham vida e a tenham em abundância." - Não o tens protegido de todo lado a ele (1° sintomas de descontentamento com o sucesso do outro, e sua relação com Deus - com a vida (um todo) que Deus o tem dado), a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos (incomodo com sua vida, trajetória, obras, feitos em Deus e o teu legado na vida), e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem (o antagonista tem um projeto destrutivo, para tua relação com Deus e tudo que englobar tua vida), e ele blasfemará de ti na tua face! (CALÚNIA e intromissão na relação de vida, na pré/pós construção, transição e prespectivas formais da vida e relação do individuo com Deus)
Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder (tudo que acontece em nossas vidas, seja de cunho de provação ou aprovação, ou quaisquer empreendimento e desenvolvimento sobrehumano na existência deste humano - tem sua estrutura baseada, na - Vontade e/ou Permissão de Deus) Deus é Soberano, Ele Reina sob todas as coisas, e, tem o controle de tudo); somente contra ele não estendas a tua mão (pois é propriedade exclusiva de Deus). E Satanás saiu da presença do Senhor."

5° Você conhece; A Saga de Jó - sua relação com Deus, e, a sua trajetória existencial. Por isso, estou sendo sucinto, e o mais simples e objetivo possivel, neste (rascunho de esboço, do sermão), apenas com o intuíto, de te dizer:
1° Deus; se relaciona com o homem, de dentro pra fora! Ele faz morada (IN) dentro - Emanuel (semântica da palavra - EM (IN - dentro) MAN (barro, pó, terra - homem) EL (Deus) = Deus dentro do homem. Ele habita e estar com o homem - João: 14. 16-17 "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele HABITA convosco, e estará (ESTAR) em vós."
A. O homem (sociedade, individuos, e tudo que engloba a relação humana) te ver com uma pré-concepção (as vezes preconceito) de fora pra "dentro".
B. A sociedade (Mundo, raças, paises, nações, culturas e modos operantes de vida, sejam estes quais forem) e o viver em sociedade; contabiliza tua existência, calcula, mede e determina o teu valor, através da materialização das coisas - os valores externo - a relação do (TER).
O teu nivel socioeconomico, O SALDO DA TUA CONTA BANCÁRIA, a cor da pele e dos olhos, herança familiar, sobrenome, posição social, CPF/CNPJ, capital de investimentos, titulos e patentes, nomeclaturas e diplomas, etc.

C. Em contrapartida, a relação de Deus com o homem, é (IN) dentro; antes de tudo, das conquistas, realizações e estruturações do TER; Deus está interessado com a tua habitação/formação/estruturação/relação e a construção do SER.
Antes do saldo de tua conta bancária; Deus ver o saldo da - CONTA BANCÁRIA DA ALMA.

E, é 'lá' que realmente Deus ver quem é quem, nEle e na vida.
6° RELAÇÃO DE PODER - (Dimensão humana e divida)
A. Disse, Jesus: "Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus: (6. 19-34)
7° DEUS TRANSFORMOU O ESTADO MOMENTÂNEO EXISTENCIAL DE JÓ.
A. "O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía. Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro..." (Jó: 42. 10-12)
Obs.; "Deus nunca tira algo de tua vida, sem substituir por algo melhor." (Billy Graham)
Disse, Jesus: " De que adianta ao homem (SER), ganhar o mundo inteiro (TER), e perde a alma (VIVER)."
‪#‎NaContaBancáriaDaAlmaQualÉOTeuSaldo‬
LUIZ SOUZA TNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário