Arquivo do blog

Postagens populares

domingo, 6 de outubro de 2013

O QUE A BÍBLIA ENSINA O Cajado do Pastor


 

Paul Collins

O Antigo Testamento nos fala sobre a obra de Deus com o Seu povo antes do nascimento de Jesus. O Novo Testamento nos fala sobre o nascimento de Jesus, a Sua vida, o Seu grande ministério de curas e perdão para os enfermos e pecadores, a Sua morte numa cruz, a Sua ressurreição dos mortos, e a Sua ascensão (retorno ao Céu).

Ele também nos fala sobre a continuação do Seu ministério de cura e perdão através

dos que O viram após a Sua ressurreição. Os que seguem os ensinos de Jesus executam

muitas obras milagrosas, exatamente como Ele disse que fariam (veja João 14:12).

Os ensinos dos que O viram depois que Ele ressuscitou dos mortos estão contidos nas Epístolas (Cartas). Eles foram escritos nos primeiros cinqüenta anos após a ressurreição de Jesus e compõem cerca da metade do Novo Testamento.

B. ESTUDE A BÍBLIA

O relacionamento mais importante que você pode ter nesta vida é com Deus. Através

da leitura da Bíblia você chega a compreender  a natureza de Deus – Seus pensamentos, Seus planos e Suas promessas para você. A lista (índice) na frente da Bíblia o ajuda a encontrar o número da página do trecho da Bíblia que você talvez queira estudar.

Para ajudá-lo a encontrar trechos específicos da Bíblia, os tradutores organizaram o texto em:

• Livros,   • Capítulos dentro dos Livros, e  Versículos dentro dos Capítulos. Por exemplo, se você encontrar uma referência do tipo “Gênesis 3:15”,  isso significa:

Capítulo 1

A Bíblia é a Palavra de Deus

  A. O LIVRO ESPECIAL DE DEUS

A Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – é  o Livro especial de Deus. Ela não é como os outros livros, mas é um Livro sobrenatural. Foi escrita por muitas pessoas diferentes, as quais escreveram através da inspiração do Espírito Santo de Deus (veja 2 Timóteo 3:16). A Bíblia é o Livro mais vendido do mundo. Ela consistentemente vende mais do que qualquer outro livro.

A Bíblia já foi traduzida mais do que qualquer outro livro do mundo. Foi originariamente

escrita em três línguas – hebraico, aramaico e grego. A Bíblia que você tem foi

traduzida por pessoas dedicadas, a fim de que você possa ter as palavras, os pensamentos

e os planos de Deus. A Bíblia é também um dos livros mais antigos do mundo. Os trechos mais antigos da Bíblia remontam há quase 4.000 anos. No entanto, ela ainda é o livro mais moderno

do mundo hoje em dia, pois nela encontramos as respostas às mais importantes perguntas da vida: • “De onde eu vim?” • “Por que estou aqui?” • “Para onde irei?” Muito embora a Bíblia seja constituída de 66 livros menores, ela tem apenas um único tema central: o plano amoroso de Deus para resgatar a humanidade. No início da Bíblia você encontra uma lista dos 66 livros que nela podem ser encontrados. A Bíblia é dividida em duas partes: • O Antigo Testamento e • O Novo Testamento.

 

 

 

MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS 13

“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (Jo 15:3 – veja também Efésios5:25-27.)  2. Ela nos mantém limpos  A Palavra de Deus, plantada em nossos corações, nos mantém livres do pecado. “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:9,11.) G. A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA

NOSSA VIDA

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como

a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.” (2 Pe 1:19.)1. Ela dá entendimento num mundo de trevas“... o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos.” (Sl 19:8.) “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho... A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.” (Sl 119:105,130.)

H. A PALAVRA DE DEUS É COMIDA ESPIRITUAL

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4:4.)

1. Ela produzcrescimento espiritual “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis.” (1 Co 3:1,2.) “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.”(1 Pe 2:2.)

• O LIVRO de Gênesis,

• CAPÍTULO três, e

• VERSÍCULO quinze.

C. EIS AQUI A MAIOR

PROMESSA DO MUNDO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16.) D. O PROPÓSITO DA PALAVRA DE DEUS “... as sagradas letras... podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Tm 3:15,16.) “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo.” (2 Pe 1:3,4.)

E. A PALAVRA DE DEUS PRODUZ VIDA

“ ...as palavras que eu vos disse são espírito e vida.” (Jo 6:63.) 1. Ela é criativa “Pela PALAVRA DO SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca... Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.” (Sl 33:6,9 – veja também Hebreus 11:3.)

F. A PALAVRA DE DEUS É COMO ÁGUA

1. Ela limpa Começamos a vida no Reino de Deus totalmente “lavados” pela Palavra de Deus. 14 Capítulo 2 – Deus O objetivo de Deus para cada um de nós é expresso em Efésios 4:12-15:“ ... para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”

I. A PALAVRA DE DEUS É UMA SEMENTE

Em Lucas 8:14,15, Jesus contou aos Seus discípulos a parábola do semeador. No versículo 11 Ele disse: “a semente é a Palavra de Deus.’’ A vontade de Deus para nossa vida é que sejamos frutíferos (Sl 1:3). “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.” (2 Co 9:10.) J. A PALAVRA DE DEUS É COMO UMA ESPADA

“Tomai... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Ef 6:17 – veja também Hebreus 4:12.) Observem como Jesus usou a “espada” contra Satanás em Sua tentação no deserto (Lc 4:1-14).

K. A PALAVRA DE DEUS NOS AJUDA A ORAR

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o

que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15:7.) “Pedireis tudo o que quiserdes” significa

literalmente “peçam como pessoas que têm o direito – com autoridade (de ordenarem)”. Agora a palavra criativa encontra-se em NOSSA BOCA!

L. A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA EM NÓS

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei

ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mt 7:24,25 – veja também os versículos 26 e 27.) Jesus disse que o homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha era uma ilustração daqueles que ouvem a Sua Palavra e a obedecem. A Palavra de Deus produz um concreto (material de construção) interno em nossa vida de forma tal que ficamos firmes e fortes, não importando o que possa vir contra nós.

Capítulo 2  Deus Deus é grandioso demais para que possamos compreendê-Lo plenamente. Ele não teve princípio e não tem fim. Não há lugar onde a Sua presença não seja sentida. A Bíblia faz a seguinte pergunta em Jó 11:7: “Porventura, alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo poderoso?” Deus habita no Céu e Ele reina sobre toda a terra. A Bíblia nos diz: “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés...” (Is 66:1.)“Deus reina sobre as nações; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.” (Sl 47:8.) Neste estudo estaremos enfocando algumas verdades especiais sobre Deus. São fatos sobre o imutável caráter de Deus. Através destas coisas você entenderá mais sobre a natureza de Deus. Você chegará a entender Deus e a ver como Ele Se importa com você pessoalmente.

A. QUAL É A NATUREZA DE DEUS? 1. Deus é o Criador de tudo “Tu só és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há; e tu os guardas em vida a todos, e o exército dos céus te adora.” (Ne 9:6.)

MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS 15

“Pois possuíste o meu interior; entreteceste- me no ventre de minha mãe.” (Sl139:13.)

2. Deus é Todo-Poderoso “... Porquanto, quem resiste à sua vontade? o oleiro não tem poder sobre o barro...?” (Rm 9:19-21.) “Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.” (l Cr 29:11.)“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Ef 3:20.) 3. Deus é onisciente “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nua se patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4:13.) “ ...maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” (l Jo 3:20.)4. Deus é santo “Não há santo como é o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (l Sm 2:2.) 5. Deus é espírito “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:24.) 6. Deus é uma pessoa que você pode conhecer  “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós...” (Tg 4:8.) “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” (Sl 145:18.) 7. Deus é um pai amoroso  “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.” (l Jo 3:1.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário